Rádio Harpa cristã

10 de julho de 2012

O Cristianismo Autêntico não é Automático

“O CRISTIANISMO AUTÊNTICO NÃO É AUTOMÁTICO”
Filipenses 3:7-16

No momento em que você crê em Cristo e O recebe como Senhor, você se torna “filho de Deus”; no entanto, é necessário mais que isso para viver o cristianismo. O ”cristianismo” não é automático ou instantâneo, pois ele exige de nós muito mais do que um simples ato de fé.

1. VOCÊ ACEITOU A CRISTO E ESSA FOI UMA DECISÃO IMPORTANTE.
• É certo dizer que o cristianismo começa quando você recebe a Cristo e crê no que Ele é: & (...) a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. (Jo.1:12 RA)
• Convencido pelo Espírito Santo e num ato de fé, você se rendeu ao Senhorio de Jesus Cristo e se tornou filho de Deus.

2. A SUA DECISÃO POR CRISTO IMPLICA CRESCIMENTO CONSTANTE.
• Nesse momento, você nasceu de novo; isto é, o seu espírito humano se renovou e a vida de Deus por meio do Espírito de Cristo passou a agir dentro de você.
• Como qualquer filho que nasce você deve crescer, se desenvolver na fé que lhe foi dada e isso não é instantâneo.
• Todo desenvolvimento exige esforço e bom ânimo, para que como cristão desenvolva a sua missão nesta terra.

3. O SEU DESENVOLVIMENTO CRISTÃO IMPLICA EM SER AMIGO DE DEUS.
• O erro do “cristianismo automático”, é que ele dispensa o passado, garante o futuro e dá ao “cristão” a liberdade de continuar a usufruir das luxúrias da carne com uma consciência tranqüila e com um mínimo esforço de restrição. Isso é inimizade contra Deus!
• A Bíblia diz: & (...) as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, (...) (Rm.8:7)

4. VOCÊ É AMIGO DE DEUS QUANDO ACEITA IR ALÉM DA SUA DECISÃO POR CRISTO.
• O que Paulo diz, é que muitos dos que dizem ser cristãos, tendem a pôr a sua confiança em suas próprias experiências e, em consequência, interpretam mal os ensinos do Novo Testamento.
• O “cristianismo automático” tende a tornar a fé um ato terminal e assim abafa o desejo de progresso espiritual.
• A questão é: Quanto se pode exatamente realizar no ato de se aceitar a Jesus como Salvador? Quanto ainda fica por ser feito e até onde uma só decisão pode nos levar?

5. O CRISTIANISMO VERDADEIRO EXIGE INÚMEROS ENCONTROS COM DEUS.
• O cristianismo verdadeiro é dinâmico e é algo que se expande, pois o verdadeiro cristianismo é a Pessoa de Jesus Cristo querendo crescer dentro de cada um de nós.
• O ato de fé que exercemos ao aceitar a Cristo ocasionou uma relação pessoal entre dois seres morais inteligentes, Deus e o homem reconciliado e um único encontro, jamais seria suficiente para estabelecer uma amizade e comunhão íntimas entre ambos.

6. NO CRISTIANISMO VERDADEIRO HÁ OUTRAS DECISÕES MUITO IMPORTANTES.
• Ao tentar dizer que a pessoa é salva por um único ato de fé inicial, o “cristianismo automático” ignora os efeitos do sofrimento de levar a cruz, da obediência prática, do treinamento espiritual para se formar hábitos corretos e pela necessidade de lutar contra o espírito do mundo, a carne e o Diabo.

No texto que lemos o apóstolo Paulo nos aconselha que sigamos o seu exemplo. (v.17) O cristianismo autêntico exige que você:
• Abra mão do seu espírito religioso. (vs.7-9)
• Conheça mais a Cristo e a razão do Seu poder agindo em seu interior. (vs.10-12)
• Tenha um novo modo de viver. (vs.13,14)
• Mantenha firme essas convicções em sua mente (v.15)
• Viva de acordo com o que já tem aprendido. (v.16)

O cristianismo verdadeiro não se baseia em uma única decisão, mas em várias, se não em inúmeras até o fim de nossas vidas. São essas decisões em razão de Deus e de Seu Filho Jesus, que demonstram que somos filhos de Deus e do nosso compromisso com o Seu Reino. 
 
 
 
Autor: Pr. Walter de Lima Filho

0 comentários:

Postar um comentário